Monday, December 26, 2016

Eu cresci no interior do Ceará e lá tinha uma expressão - não sei o quão comum ela é no resto do Brasil ou mesmo no mundo lusófono - chamada "miolo de pote". Pra quem não sabe, pobre no interior do nordeste, pelo menos até os anos 1990 que foi a minha experiência, usa pote de barro para armazenar água. Lá em casa tinha dois potes na cozinha: um com água de beber, outro com água de cozinhar, e um pote no banheiro, do qual a gente tirava água com uma caneca de lata que meu pai improvisava depois que a minha avó usava a última gota de óleo de cozinha que, na época, se vendia em lata. Então, pelo que me disseram, "miolo de pote" é sinônimo de água. E como "conversar água" quer dizer conversar besteira, heresia, como dizia a minha avó, "conversar miolo de pote" é, por extensão, conversar besteira, coisa sem sentido. Taí a origem do nome do blog, pelo menos na minha cabeça chata de cearense perdida no mêi do mundo. Esse blog, então, é para isso: conversar besteira. Talvez algumas besteiras façam mais sentido do que outras, não sei. O blog é inspirado em algumas coisas: primeiro, a linguagem cearense, que inevitavelmente atravessará meus textos, nem que seja aqui e acolá, inspirada num blog antigo meu, "Matutano nos Isteites", repleto de posts inocentes, meu Deus!, de quando eu havia chegado nos EUA e narrava minhas primeiras impressões - algumas mudaram bastante - da terra do Tio Sam. Segundo, o blog da minha amiga Lorena Sales do Santos - que é inifitamente mais interessante que o meu! Leiam: Babel Interior/Inner Babel. Muito bom! - que ela descreve, se não me engano, como algo que não tem necessariamente um compromisso com um gênero textual ou com uma língua. Terceiro, a inspiração também vem de um blog, o Solilóquios (que também é maravilhoso! Leiam!) de uma outra amiga querida, Lilibete Coloriste. Li um post dela hoje de manhã e, como venho pensando há muito tempo sempre que leio seu blog em criar um para mim de novo, resolvi: vou criar logo esse negócio antes que dê preguiça de novo. Não sei se vou escrever com muita frequência. Nem sei sobre o que vou escrever. Só sei que quero escrever de vez em quando ou de quando em vez sobre o que der na telha e quem sabe, criar algum tipo de diálogo, nem que seja comigo mesma. E aqui vai o primeiro post, nesta manhã de 26 de dezembro de 2016.

Inté,

Ligia

Ps: Eu sou ruim - ruim, não, péssima! - de enxergar erro de digitação no computador. Cada post provavelmente vai ter uns 345.789.387 erros. Mas, to do what, né?

3 comments:

  1. Adorei, Ligia! Ansiosa para ler mais de você! Vou colocar o link do seu blog no Inner Babel/Babel Interior! Escreva sempre! ❤️

    ReplyDelete